A Infosec Consultoria em Contra Inteligência Empresarial Ltda. é uma empresa brasileira estabelecida em 1999, atua em todo o território nacional focada na prestação de serviços, altamente especializados, de inteligência e contrainteligência privados.

Conta com profissionais de ilibada reputação, oriundos de órgãos federais e estaduais de segurança e inteligência, detentores de elevada capacitação e formação de nível superior, titulados em pós-graduação, mestrado e doutorado em áreas afins, tais como direito, engenharia de comunicações, perícia digital, gestão do conhecimento, tecnologia da informação, antiterrorismo etc.

Como feramentas auxiliares de investigação, emprega tecnologias de ponta, tais como a suíte de softwares i2 e Cellebrite Forensics.

 

Serviços de Inteligência Privada*

Compreende a investigação, pesquisa, coleta e disseminação de informações, restritas ao âmbito de conhecimento sobre fatos e situações de interesse e para uso de seus demandantes, podendo abranger a realização de serviços de controle e de avaliação de riscos, no campo da inteligência competitiva, com possível utilização de equipamentos, técnicas, materiais e pessoal especializado, observadas as seguintes finalidades características e formas de execução:

I – proceder a vigilância, individual ou institucional privada;

II – realizar varreduras físicas, em pessoas e espaços internos e externos próprios, bem como eletro-eletrônicas ambientais, de interesse de contratante privado;

III – realizar gravações e monitoramentos ambientais e de campo, desde que a realização do respectivo serviço seja expressamente autorizado por um dos interlocutores envolvidos;

IV – elaborar projetos de controle de riscos, utilizando-se de técnicas operacionais de inteligência, monitoramento eletrônico, infiltração, cobertura, observação e investigação,  para atender a interesses privados legitimamente contratados."

 

Serviços de Contra-inteligência Privada

A contra-inteligência, no seu sentido mais amplo, é definida como "a atividade que objetiva prevenir, detectar, obstruir e neutralizar a inteligência adversa, assim como ações de qualquer natureza que constituam ameaça à salvaguarda de dados, informações, bem como à dos bens ou patrimônio de uma empresa.

As ações de contra-inteligencia buscam detectar um invasor, neutralizar sua atuação, recuperar ou mesmo contra-atacar por meio da produção de desinformação. Isto permite a uma organização tornar-se significativamente menos vulnerável.

Torna-se fundamental, também, a aplicação de técnicas e ferramentas para a manutenção de vantagens competitivas, incluindo a proteção do "conhecimento ou informação sensível".

Para abranger todas as vulnerabilidades, as medidas de proteção devem contemplar ações nos mais variados segmentos das instituições, como áreas e instalações, documentos e materiais, sistemas de informação e, principalmente, pessoas, o elo mais fraco e vulnerável da corrente. Tal nível de abrangência é fundamental para permitir redução das vulnerabilidades.

Ao contrário do que ocorre nas organizações estrangeiras, segurança, prevenção e proteção do conhecimento classificado como sensível geralmente não fazem parte da cultura presente na maioria das nossas organizações.

Atividades ilícitas cometidas por funcionários com desvio de conduta, parceiros de negócio, fornecedores ou terceiros, podem prejudicar uma organização. A Infosec  identifica e combate atividades ilícitas fornecendo informações que podem minimizar perdas financeiras, manter a reputação corporativa e reunir evidências concretas para um litígio. Evidências podem ser identificadas em documentos ou em discos rígidos de computadores ou de telefones celulares. Afinal, ações de espionagem, furtos e crimes contra o patrimônio não ocorrem apenas em filmes de James Bond.

 

CÂMARA DOS DEPUTADOS -  Projeto de Lei nº , de 2007